Capacitados para a Missão
- Gustavo Farias
- 2 de mai. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2023
Um grande problema que enfrentamos como jovens e como novos na fé é o pensamento de incapacidade.
Não nos achamos capazes de fazer aquilo que o Senhor tem nos chamado para fazer, pois nos concentramos em nós mesmos e não nAquele que nos chamou.
Um exemplo disso é a história de Gideão, ele era filho de Joás, do clã de Abiezer, e pertencia à tribo de Manassés (Juízes 6:11-15). Gideão viveu em um período em que o povo de Israel havia se voltado à idolatria, praticando a adoração ao deus pagão, Baal.
Gideão é chamado pelo Senhor em um momento onde seu povo estava completamente vulnerável nas mãos dos Midianitas (Um povo beduíno que dominava a área central da Palestina) e por conta dos frequentes ataques, os israelitas começaram a clamar pelo Senhor.
Assim, um Anjo do Senhor aparece a Gideão e diz:
“Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.”
Juízes 6:14-15 ARA
Gideão se achava incapaz de ser usado por Deus para livrar seu povo das mãos de seus inimigos. Acredito que ele se achava fraco, pequeno, sem experiência nenhuma em batalha. Todas as circunstâncias iam de encontro aquele chamado de Deus.
E, por muitas vezes, nos sentimos da mesma maneira diante de um chamado de Deus.
Lembro-me de anos atrás, estava eu novo na Paz Church, congregando à mais ou menos 1 ano e meio, quando fui ao Diflen Global e, em uma das ministrações, Deus falou fortemente ao meu coração: “Gustavo quero que você dê um passo de fé”. E eu já estava há uns dias pensando a respeito do GE (Grupo de Evangelismo), que é uma estratégia que usamos para evangelizar, mas não sabia o porquê de não parar de pensar nisso. Só que, naquele exato momento, tudo fez sentido! Deus queria que eu abrisse um GE no meu bairro, na minha casa. Mas eu comecei indagar: “Deus, como eu vou liderar um GE? Mal consigo dar a palavra na minha célula, sou tímido, sempre sinto um frio na barriga quando vou falar em público.
Então, fui dizer o que Deus havia me dito na conferência para o meu líder e discipulador, Matheus Alves, e sua resposta foi: “Mano, eu já estava com isso no meu coração”, acredito que ele só estava esperando Deus vir falar comigo. Então, vi isso como uma confirmação de que, realmente, Deus queria aquilo.
Dessa forma, tomei coragem e, com seu auxílio, começamos. Dia após dia, Deus acrescentava pessoas em nossas reuniões. E lembro-me que certo dia disse a Deus: "Senhor eu não tenho capacidade alguma para fazer isso, não tenho habilidades pra liderar e falar em público" e eu ouvi nitidamente o Espírito Santo falando ao meu coração: "É por isso que lhe chamei pra essa missão, pois se fosse pela força do seu braço a Glória não seria minha e Eu não divido minha Glória com ninguém".
Naquele momento, entendi que Deus contava comigo para que a glória dEle fosse manifesta, e que em tudo eu rendesse glória à Ele. E me veio uma frase que havia sido cravada em meu coração na conferência dita pelo Líder do Diflen Global, Pr Isaías Huber: “Deus não chama os capacitados, mas capacita aqueles que foram chamados”.
Então, através do SIM de Gideão, Deus derrota o exército inimigo com apenas 300 homens! Ual! Toda a glória foi para Deus, pois seria impossível derrotar um exército enorme com apenas 300 homens, Deus manifestou sua Glória. Ele poderia muito bem ter chamado um líder de guerra com muita experiência, mas chamou Gideão, um homem comum.
Deus vê em nós nosso verdadeiro potencial. No verso 12 do capítulo 6, o Anjo diz: “Deus está com você guerreiro poderoso", em outras traduções, "homem valente”.
Deus vê em nós o líder que carregamos por dentro de, Deus vê em nós o pescador de almas, assim como fez com Pedro. Ele já vê em nós nosso potencial máximo! Ele tem coisas incríveis para fazer através de nossas vidas, coisas que, talvez agora, nem imaginamos.
Hoje, através daquele GE, muitas vidas foram salvas. Virei líder de célula, a mesma multiplicou; caminhamos para a multiplicação das duas células, me tornei líder de setor, e tudo isso para que a Glória dEle fosse manifesta, pois por minhas próprias forças nada disso teria acontecido, é por isso que o Apóstolo Paulo diz:
“Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”
2 Coríntios 12:9 NVI
A graça de Deus é suficiente. Se alegre em sua fraqueza, pois assim Deus irá revelar o Seu grandioso poder em nós e através de nós.
Deus tem algo poderoso a fazer através de nossas vidas, apenas diga SIM ao Seu chamado e restante Ele fará!

que palavra!!
Uauu, verdades incríveis!
WOW top!!