top of page
Buscar

EL ROI - O Deus Que Me vê

Para falar sobre o Deus que me Vê precisaria passar pela a história de uma serva egípcia que tinha como sua senhora Sarai (esposa de Abrão), em Gênesis 16:1-14 está escrito o seguinte:

“1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, 2 disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. 3 Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã. 4 Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada. 5 Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o Senhor entre mim e ti. 6 Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença. 7 Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur, 8 disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora. 9 Então, lhe disse o Anjo do Senhor: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. 10 Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. 11 Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição. 12 Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos. 13 Então, ela invocou o nome do Senhor, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? 14 Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi; está entre Cades e Berede.


A expressão “El Roi”, foi usada pela primeira vez na Bíblia por Agar, escrava de Sarai e Abrão, uma mulher exilada do seu país que foi trabalhar como serva. Ela se encontrava em momento de grande angústia, porque estava fugindo da casa de seus senhores grávida e humilhada. Em sua aflição, ela fugiu da casa de Abrão e Sarai, onde seu corpo foi usado como substituto para conceber um filho para eles.

O próprio Deus aparece para Agar, enquanto estava no deserto, triste, desolada, cansada, cheia de amargura. “E ela chamou o nome do Senhor: Tu és o Deus que me vê; Porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?” (Gn 16:10). O Senhor nunca deixou de enxergar Agar, Ele viu cada segundo de sua vida, quando partiu de madrugada, apressadamente Ele viu e ouviu o choro e os pensamentos da escrava, o clamor do seu coração.

Você já se sentiu maltratado como Agar, sentindo que Deus não está te vendo? Em vários momentos nós nos encontramos nessa posição. Uma tristeza profunda nos alcança, juntamente com a vontade de fugir, se esconder. Mas em meio às pressões e opressões da vida, é necessário lembrar que existe um Deus que lhe vê, um Deus que não te abandona.

Podemos vivenciar alguns momentos em que nos sentimos aparentemente esquecidos neste mundo, mas um consolo é a certeza de que temos um Deus que nos vê.

Não há circunstâncias em nossas vidas que escapam do seu conhecimento e cuidado paternal. Deus conhece todos os nossos problemas. Deus vê o nosso mundo secreto e entende que todos temos uma necessidade fundamental de sermos vistos e reconhecidos.

Você tem dúvidas de que Deus lhe vê? Saiba que jamais Ele tirará os olhos de você.

Da mesma maneira que o Senhor enxergou aquela serva egípcia, Ele também vê a cada um nós, por isso não precisamos fugir das adversidades, nem nos esconder.


O que podemos aprender com Agar?

1- Que o Deus que nos vê, firma nossa Identidade:

Agar era escrava, nômade, e nunca era chamada pelo nome, jamais tinha seu nome mencionado, era simplesmente a escrava de Abrão e Sarai.

Esta moça provavelmente sentia que não valia nada para ninguém; provavelmente se sentia indesejada e não amada; uma moça com seu ego e seus defeitos e suas falhas; uma moça egípcia e não hebreia, que talvez ainda se apegasse às suas tradições anteriores e acreditava nos deuses egípcios; essa moça que desprezava sua senhora e que não merecia misericórdia; essa moça que provavelmente ainda agirá da maneira errada outras vezes no futuro. Mas o Senhor vem ao seu encontro firmando sua identidade.

Deus vai ao encontro da “fugitiva”, e Ele suavemente a chama pelo NOME, firmando quem ela era. Deus encontrou Agar no poço, a primeira palavra que saiu de Sua boca foi “Agar” Vs 8 até este ponto na narrativa, nem somos informados se Agar sabia quem era Deus, mas Ele certamente sabia quem ela era. Na verdade, Ele sabia o nome dela e mostrou-lhe respeito ao chamá-la pelo seu nome. É o mesmo com você. Deus sabe o seu nome.


2 - Que o Deus que nos vê, Nos encoraja e nos dá consolo

Deus conhece os piores e mais deprimentes momentos da sua vida, mas ainda assim, acredita em você. Saber disso inspirou em Agar força suficiente para voltar à situação difícil. Quando encontramos dificuldades, muitos se tornam negativos e fracos, não sabem como vivenciar essas dificuldades, perdendo a fé em Deus.

Provérbios 3:5-6 Confia em Jeová de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas

Onde quer que você esteja agora, qualquer que seja o seu estado espiritual ou físico, você tem um Deus que o vê e acredita em você.


3 - Que o Deus que nos vê, nos ensina a sermos submissas e humildes

Agar demonstra insubordinação e desprezo por sua senhora, resultando em duras repreensões de Sarai e em que se torna a razão de sua fuga pelo deserto. Ao chamá-la pelo nome e lhe fazer perguntas diretas, como quem verdadeiramente a conhece o Anjo ordena que ela honre sua senhora (e assim ao Senhor) e volte para casa. Pois, Agar precisava de Sarai e o seu orgulho poderia prejudica-la.

Agar precisava reconhecer em seus senhores autoridade e gratidão.


4 - Que o Deus que nos vê, nos fortalece e supre nossas necessidades

Agar, cansada de caminhar pelo deserto, em direção a Sur, para próximo a um poço, na intenção de renovar as forças e prosseguir, É quando um Anjo aparece para lhe confortar, dizer que volte. Com grandes e firmes promessas se despede.

O próprio Deus aparece para Agar, enquanto estava no deserto, triste, desolada, cansada, cheia de amargura.

E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és o Deus que me vê. Ele nunca deixou de enxergar Agar, Ele viu cada segundo de sua vida. Quando partiu de madrugada, apressadamente. Ele viu e ouviu o choro e os pensamentos da escrava, o clamor do seu coração.

Em tempos de aflição Deus pode nos ajudar por meio de sua palavra. A Bíblia é uma fonte inesgotável de encorajamento. No deserto escaldante da vida, o Senhor pode através de sua Palavra nos encorajar.


5- Que o Deus que nos vê, nos dá propósito de vida e promessas!

Mediante a aflição do coração de Agar, em meio a dores, sem direção e destino, O Senhor firma o propósito de vida a ela, marcando sua história. O Senhor faz no deserto uma promessa à descendência de Agar, transformando rejeição em esperança.

O Deus que vê, é o Deus que ouve, é o Deus de promessas: promessa de vida eterna, de salvação, de provisão. Agar foi alvo de uma promessa tão maravilhosa, uma promessa para sua geração.


Todo aquele que crê em Jesus Cristo, da mesma forma, é alvo de uma promessa muito mais grandiosa, a promessa de salvação. Por isso, não perca a visão das promessas que já foram conquistadas na cruz para você. Por maior que seja o deserto, por mais triste que seja a rejeição, por mais impossível que seja a situação que esteja enfrentando, você não está sozinho! Deus está te vendo, ouvindo e tem promessas preciosas para você.

Em Salmos 139 1-7 está escrito que o “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?".

A essa escrava coadjuvante da promessa feita a Abraão, porque concebeu de forma errada e errônea, Deus não a desamparou. Ele acolheu em seus braços, como filha querida.

Ainda que sua filha esteja cheia de erros, você esteja caminhando pelo deserto, Deus é o Deus que te vê (El Roi).


Se achegue a Ele e Ele te receberá de todo coração.


 
 
 

1 Comment


Beatriz Pereira
Beatriz Pereira
Aug 25, 2023

Que palavra tremenda! Nosso Deus é tão bom 🫶🏽

Like
bottom of page