FORÇA OU SABEDORIA?
- Edilane Oliveira
- 31 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Certa vez, um jovem estava no topo de uma escada, enquanto sua mãe estava embaixo, olhando para ele e exclamando: "Menino, desce dessa escada! Cuidado, você pode cair!" O jovem inclinou a cabeça para baixo e respondeu à sua mãe: "Oh, mulher... Não vou cair, eu sei o que estou fazendo!" Em seguida, a escada balançou com o peso dele, e dois rapazes que estavam por perto se apressaram, correram e seguraram o rapaz para que ele não se machucasse.
Ao presenciar este fato, o Espírito Santo exclamou em alta voz dentro de mim: "Por que não unir a força com a sabedoria?" E continuou: "Sabe por que os velhos perdem a força e os jovens sofrem para serem sábios?"
As perguntas me fizeram estremecer naquele fim de tarde frio e chuvoso, e o jovem emudeceu!
Quando somos jovens, desejamos ser prósperos e independentes financeiramente para realizar os sonhos que formamos ao longo do tempo. Porém, quando alcançamos uma certa idade e maturidade e já possuímos recursos suficientes para a tal realização, nos deparamos com os ensinamentos do Rei Salomão em Eclesiastes 2:11: “Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.” Tudo é vaidade, tudo é correr atrás do vento.
Em contrapartida, os velhos lamentam-se pela força desperdiçada ainda quando eram jovens. Lamentam-se por não realizar mais determinadas ações, devido ao cansaço do corpo que já não tem mais vinte anos.
A palavra nos afirma que somos jovens fortes. 1º João 2:14 diz: "Jovens, eu escrevi a vocês porque são fortes," mas também nos adverte a ter cuidado para não desperdiçar a força e evitar chegar na velhice lamentando, como é mencionado em Eclesiastes 12:1-5 na Mensagem: "Honre e alegre-se no seu Criador enquanto você ainda é jovem. Antes que os anos cobrem seu preço e seu vigor se vá. Antes que a visão falhe e o mundo escureça. Antes que o inverno o leve a procurar a lareira. Na velhice, seu corpo já não ajudará muito. Os músculos afrouxam, os passos vacilam, as juntas endurecem. As sombras da noite se apresentam. Você já não poderá ir para onde quer. Tudo estará devagar, quase parando. O barulho em sua casa desaparecerá, E você acordará com o canto dos pássaros. Passeios nas montanhas serão coisa do passado. Mesmo uma simples caminhada o preocupará. Seu cabelo branco será como flor de macieira, adornando um corpo frágil como um cristal. Você estará a caminho do descanso eterno, E os seus amigos já começam a chorar.”
O jovem sonha e exclama: "Ah! Quando eu tiver dinheiro, vou comprar todo ano um carro zero, ou só vou andar com roupas da moda!" Quando esse jovem chega na maturidade, ele trabalhou muito, conseguiu muitos recursos, aí ele se expressa: "Por que gastar dinheiro com outro carro, se tenho um perfeito? Por que gastar dinheiro com outro carro, se os impostos são mais altos? Por que comprar tantas roupas novas, se vivo cansado e nem tenho forças para sair de casa!"
O Senhor nos desafia a unir a força com a sabedoria. Que tal usarmos nossa força jovem, juntamente com a sabedoria dos sábios? Que tal vivermos mais, ganharmos mais tempo no realizar, sem perder no projetar e experimentar? "Jó 12:12" diz: "Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias o entendimento."
A vida é como a fumaça que se dissipa ao vento; nossa peregrinação nesta terra um dia terminará.
A matemática nos ensina sobre as distâncias dos percursos, ou seja, quanto maior a distância, mais tempo levamos para chegar; de fato, ela é exata! Por que não diminuímos nosso percurso no aprender? Por que não ganhamos tempo no executar?
Quando ouvimos e obedecemos àqueles que já viveram à nossa frente, ganhamos tempo!
Quando os ouvimos, aprendemos sobre os obstáculos do caminho e vamos preparados para vencê-los, não mais para conhecê-los. Afinal, alguém já nos mostrou, alguém já passou por lá em nosso lugar.
Você já parou para pensar por que existem tantos jovens sábios e cultos? Observe e pesquise sobre a base de conhecimento deles, seja curioso para saber quem são seus tutores. Dos jovens vazios, faça o mesmo e os ajude!
Não temos tempo a perder!
O Senhor nos convida a viver uma vida completa em sua plenitude. Em João 10:10, Ele nos afirma e comprova: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." O Senhor nos convida a desfrutar aqui, ainda na terra, dessa abundância de vida. Pois quando o Cordeiro voltar, não precisaremos mais da abundância de vida terrena. Afinal, vamos subir com Ele e estaremos com Ele, e Ele nos basta!
"Jovem, une tua força com a sabedoria dos velhos, e ninguém te segurará!"
Commenti